Como fazer? Seguir as notas da escala com vibração de lábios ou língua.
Indicação/objetivo: Aquecimento.
Efeito: Redução de esforço fonatório.
Especificações (Professor): Notas: C3 -> G#2 -> E4 | Bpm: 75 | Escala: 5 3 1 (descendente, ascendente).
Como fazer? Seguir as notas da escala com o som de M e o som de N.
Indicação/objetivo: Trabalhar oralidade e nasalidade/rinofaringe.
Efeito: Redução de esforço fonatório e intercalação do foco de ressonância.
Especificações (Professor): Notas: F2 até C#4 | Bpm: 90 | Escala: maior, 5 notas (ascendente, 2 repetições).
Como fazer?
Com a postura correta, contraindo levemente a barriga, peito elevado e com os ombros relaxados puxe intensivamente o máximo de ar.
Segure por 5 tempos.
Posicione a mão e solte ar com a boca aberta (língua baixa) no formato de "A" lentamente e sem ruído.
Repita corretamente durante 4 minutos.
Indicação/objetivo: Controle de pressão subglótica.
Como fazer? Utilizando o som de "rrê" (com a ideia de um  nos agudos), saindo da nota mais aguda para a nota mais grave criando uma "ligação" entre elas.
Indicação/objetivo: Redução de constrições nos agudos.
Efeito: Articulatório.
Especificações (Professor): Notas: B2 até D4 | Bpm: 90bpm | Escala: Q + Tôn (ascendente, 2 repetições).